À Oito Mãos


Carolina Barroso de Souza

E-MAIL: belalindafelicidadecristal@gmail.com    

whatsapp: 11952925240

REDES SOCIAIS: À Oito Mãos @aoitomaos


No ano 2000 tive meu primeiro contato com o artesanato como fonte de renda principal e desde então tenho como objetivo a difusão da arte genuína e da valorização do trabalho manual, dos conhecimentos técnicos que vêm sendo repassados há gerações pela nossa família. Fiz diversos cursos, workshops e hoje, através da Lei ALDIR BLANC minha meta é propor novas experiências através da confecção familiar e almejando a possibilidade de incluir minhas peças que dialogam por diversas culturas, impactam no aumento da geração de minha renda familiar, promovendo valor à cultura e sustentabilidade pelo trabalho manual. As peças destinadas a este projeto, demonstram rusticidade e modernidade com acabamento impecável, feito em materiais de durabilidade que atestam o grau de classificação do trabalho manual em suas origens, possui toques de impacto futuristas e pitadas impressionantes de exclusividade em todas as etapas.
Atuei por 5 anos na feira de artes de 2000 a 2005 em Santana de Parnaíba, de 2006 a 2008 na feira de artesanato de Itapecerica da Serra e na feira de Barueri. De 2008 a 2015, o artesanato passou a ter uma representatividade sagrada durante o tempo que me afastei das feiras e iniciei com as vendas por encomendas por todo Brasil. De 2016 a 2018, em Peruíbe e Guaraú, junto a secretaria de cultura e da Sutaco, fui cadastrada e através da licença liberada pela Prefeitura, pude expor nas feiras, eventos e workshops, oficinas da região. De 2019 até o momento atual, buscamos apresentar nosso trabalho de forma segura e virtualmente devido à pandemia. Trabalho com metal compõem uma produção que utiliza, alpaca, cobre e latão com diversas espessuras de fios. Além de técnicas como: filigranas, malhas medievais, flores em metal, bases mistas, pontos, gemas semipreciosas, caminhos do Sol, trevos invertidos, barras gregas, tranças de dez, tranças de dois, ponto peruanas, ponto escama de dragão, tramas, castroados, etc. As peças mesclam-se ao MDF e/ou artigos de reciclagem. As peças elaboradas resgatam um trabalho milenar e conceitual, onde o olhar sobre a peça se modifica e se recria frente a quem a observa e se readapta com mobilidade. Os detalhes das peças decorativas interiorizam-se em ambientes mistos devido sua técnica artística possuir mais de 3 mil anos, com suas origens em diversas culturas, que consiste em moldar, trançar e aperfeiçoar formas e padrões artísticos em metal sem solda, utilizando os metais com espessuras corretas e os alicates como ferramentas chave na confecção e finalização de cada item e que ao utilizar diferentes matérias primas transformam-se mantendo a tradição do trabalho manual.

Realizamos a criação de peças com a arte do filigrana em metal, que é um aprática artística com mais de 3 mil anos, com suas origens em diversas culturas, que consiste em moldar, trançar e aperfeiçoar formas e padrões artísticos em metal sem solda, utilizando alicate., bigorna e martelo. Criamos peças únicas: colares, pulseiras, braceletes, acessórios,em arame e filigrana - mandalas - peças, roupas acessórios medievais - esculturas, Mobiles, bolsas, roupas de malha , guirlandas, filtros, bolsas,pochetes. Também trabalhamos com macramê e festonê , que é uma arte -turca-babilônica-assíria antiga ,trabalho manual de torção, nós ,amarrações ,utilizando padrões geométricos feito de fios, barbante, tecidos, cordas, linhas, Terere - Dread de linha, Linhas enceradas, palha, barbante, (Mini e macramê/festone - roupas, decoração , acessórios -colares pulseiras, tornozeleiras, tiaras.




















Comentários

Postagens mais visitadas