Mayra Biajante


Mayra Flavia Biajante Soeiro

E-MAIL: mayrabiajante@gmail.com

whatsapp: +5215517275755    

REDES SOCIAIS: Mayra Biajante Soeiro    @mayrabiajante

Mayra Biajante é fotógrafa e artista textil, se desenvolve nas áreas de retratos e fotografia autoral, assim como na intervenção de suas imágens através da técnica de fotobordado.
Graduada em Procesos Fotográficos na ETEC (Escola Técnica Estadual de São Paulo), com trabalhos publicados nas revistas OLD, Voz y Sergei.
Participou de exposições no Brasil, Equador, México e Estados Unidos. Desde 2016 viaja pela América Latina, trabalhando como fotógrafa itinerante e em 2018 publiquei o fotolivro Diário de Viagem, contando um pouco dessa experiência.
Seus últimos trabalhos foram a exposição individual "Revés: la belleza de lo que se ve", série de retratos nos quais utilizou a técnica de fotobordado e a exposição coletiva "La Vida Sigue" com o coletivo Arte Mujer realizados em Oaxaca, México. 

Colabora com as galerias Vostok, Toro, Cordoba+Lab e Resplandor e com o Centro Fotográfico Manuel Álvarez Bravo.

Meu trabalho com fotografia sempre foi baseado na boca da poesia existente e em contar uma pequena história com a imagem. Através de retratos, autorretratos e paisagens, me enfoco na la beleza do simples, do cotidiano, na luz natural, na informação que pode habitar num olhar.
Tendo a estar sempre atenta, observando o meu entorno como uma eterna novidade. Também investigo os espaços pessoais e a sua relação com quem vive ali, sobre o que é necessário para definir um espaço em um lar.
Acredito que o importante é o olhar e não o equipamento, por isso utilizo o que tenho para criar: câmera analógica e digital, estenopéica, celular e processos antigos de revelação.
Finalmente, realizo intervenções com a técnica de fotobordado em minhas fotografias, onde utilizo linhas e agulhas para crias uma conexão com a imagem impressa através de texturas e linhas.
Trabalhar com o bordado, uma técnica tão nobre e ancestral, me permite conectar às minhas imagens de uma maneira diferente, observando cada detalhe da fotografia. É um processo lento e cada ponto é o resultado dessa conexão íntima, onde deixo muito de mim.







Comentários

Postagens mais visitadas